Nota de Pesar pelo Falecimento do Professor Ennio Candotti

Gervásio Baptista/ABr - Agência Brasil. O físico brasileiro Ennio Candotti.

É com profundo pesar que lamentamos informar o falecimento do renomado físico ítalo-brasileiro, Professor Ennio Candotti, ocorrido nesta quarta-feira, 6 de dezembro, aos 81 anos de idade.

O Professor Candotti desempenhou um papel fundamental no avanço da ciência no Brasil, deixando um legado notável em sua extensa carreira. Nascido em Roma, Itália, em 1942, imigrou para o Brasil em 1952, tornando-se naturalizado brasileiro em 1983. Formou-se bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1964 e recebeu a 'Laurea' em Física pela Universidade de Nápoles, Itália, em 1972.

Ao longo de sua trajetória, o Professor Candotti exerceu o magistério em diversas instituições de ensino, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde trabalhou de 1996 e 2008, ano em que se aposentou, e após a aposentadoria continuou seus trabalhos na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sua contribuição como educador e pesquisador foi reconhecida nacional e internacionalmente.

Destacamos sua relevante atuação como editor das Revistas Ciência Hoje e Ciência Hoy (Argentina), bem como sua presidência na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por quatro mandatos, sendo declarado Presidente de Honra em 1999. O Professor Candotti recebeu, em 1998, o Prêmio Kalinga para a Popularização da Ciência da UNESCO e, em 2019, foi agraciado com o título de Cidadão Amazonense.

Sua incansável dedicação às questões amazônicas, evidenciada por sua participação no projeto de concepção do Museu da Amazônia (Musa) e seu papel como seu primeiro diretor, demonstra seu comprometimento com o estudo e preservação da biodiversidade da região.

Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e à comunidade acadêmica. O Professor Ennio Candotti será lembrado como uma figura ímpar, cujo legado continuará a inspirar gerações futuras.

Etereldes Gonçalves Junior
Diretor do Centro de Ciências Exatas/UFES