X Encontro de Pesquisa de Ensino de Física do Espírito Santo

O Encontro de Pesquisa em Ensino de Física do Espírito Santo, em sua décima edição, tem se tornado um lugar privilegiado de discussões críticas sobre as pesquisas em ensino de Física que vêm sendo realizadas, sejam nos seus aspectos teórico-metodológicos, sejam nos seus aspectos empíricos, assim como, tem se tornado uma arena de debate político, um lugar de produção de consensos com relação às perspectivas políticas inerentes às ações educacionais, público ou privadas, no projeto de uma melhor Educação para a Ciência e formação continuada de professores no estado do Espírito Santo.

Neste ano, o tema do encontro é sobre o Centenário de César Lattes, considerado o maior físico brasileiro de todos os tempos, abordando questões de Física Contemporânea e suas implicações na formação de professores de Física e no seu ensino na educação básica e no ensino superior. As atividades serão realizadas em Matilde (município de Alfredo Chaves, ES), no período de 26 a 28 de outubro, contando com atividades como palestras, oficinas e minicursos que serão realizadas por pesquisadores convidados de diferentes instituições do Brasil, sessões de Pôsteres e Comunicações Orais com pesquisas oriundas de linhas de pesquisas distintas da área de pesquisa em ensino de Física, a saber: (i) Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física; (ii) Física no Ensino Fundamental; (iii) Física no Ensino Médio. Além disso, realizaremos atividades culturais e extensionistas: (i) observação Astronômica para estudantes de uma Escola da região e comunidade em geral, a ser realizada em praça pública; (ii) Show de Física a ser apresentado na escola do distrito e na estação ferroviária de Matilde onde as atividades serão desenvolvidas. O Encontro estará aberto a participantes de todo estado, sendo para professores de ensino médio das redes Municipal, Estadual e Particular e pesquisadores da área de Ensino de Física de todo estado. As vagas são limitadas!

Inscrições: https://www.even3.com.br/xepefes/

Tags: